Vikings: A história real de Athelstan, rei dos anglo-saxões

Em “Vikings”, Athelstan era um jovem anglo-saxão que acabou sendo tomado como escravo por Ragnar Lothbrok após a invasão do viking e seu exército ao mosteiro de Lindisfarne. A partir de então, ambos os personagens começam a discutir sobre assuntos como o paganismo e o cristianismo gerando várias observações interessantes no decorrer da história.

No entanto, na história real, Athelstan (Etelstano) foi o rei dos anglo-saxões entre os anos de 924 e 927. Ele era filho de Eduardo, o Velho com sua esposa Ecgvina. Vários historiadores modernos também consideram que ele foi o primeiro Rei da Inglaterra e também um dos maiores reis anglo-saxões de toda a história.

Etelstano nunca se casou e foi sucedido por seu irmão Edmundo I. Após a morte de Eduardo, ele acabou sendo aceito pela Mércia como o seu rei. De acordo com alguns historiadores, o seu meio irmão chamado Etelvardo, poderia ter sido reconhecido como o rei de Wessex, no entanto, morreu semanas depois do seu pai.

Etelstano entregando um livro a São Cuteberto. Ilustração de um livro gospel presenteado por ele ao santuário do santo em Chester-le-Street, o retrato de um rei anglo-saxão mais antigo já encontrado. Reprodução/Wiki qSFIhY11rO

Online Séries March 25, 2020

A conquista de Iorque

No ano de 927, Etelstano conquistou Iorque considerado como o último território viking. Com isso, ele se tornou o primeiro anglo-saxão a governar a Inglaterra. Em 934, ele invadiu a Escócia e fez com que o rei Constantino II se submetesse ao seu domínio.

Isso provocou uma espécie de ressentimento nos escoceses e também vikings fazendo-os invadir a Inglaterra em 937. Durante a Batalha de Brunamburg ele conseguiu derrotá-los e ganhou prestigio em todo o continente.

Etelstano foi criado no reino da Mércia por ordem de seupai. Ele usou o filho para conseguir a lealdade do país. Após morte de seu paiem 17 de julho de 924, ele foi programado de imediato rei da Mércia.

Apesar de nunca ter se casado, Etelstano criou como o seu próprio filho Haakon, que posteriormente se tornou rei da Noruega. Ele morreu em 27 de outubro de 939, aos 44 anos de idade. Seu corpo foi enterrado na abadia de Malmesbury, em Wiltshire.

Tumba do rei Etelstano Reprodução/Wiki wmNFbMOzQT

Online Séries March 25, 2020

Veja também: Vikings: Valhalla: A história real de Harald Hardrada, personagem da derivada da série

Vikings: A história real de Halfdan