Quem era mais forte: Hiruzen Sarutobi em seu auge ou o Terceiro Raikage em Naruto Shippuden?

Hiruzen Sarutobi foi o segundo ninja a obter o apelido de “Deus dos Shinobi”, devido seus imensos conhecimentos em todas as áreas das artes ninjas, grande inteligência no campo de batalha e tudo isso foi sem ter nenhum poder especial como o Sharingan, Estilo Madeira ou ser um Jinchuuriki.

No começo da série clássica de Naruto, Hiruzen era abertamente considerado o Hokage mais poderoso de todos os tempos, mas isso mudou em Naruto Shippuden com o aprofundamento da história dos dois Primeiro Hokages.

Mas isso não significa que Hiruzen não era poderoso, apenas que Hashirama Senju estava em outra liga de ninjas, capaz de lidar com Madara Uchiha com o Mangekyou Sharingan Eterno, Susano’o Perfeito e que estava controlando a Raposa de Nove Caudas.

Não temos muitos feitos do jovem Hiruzen contados no anime ou no mangá, mas temos descrições de ninjas contemporâneos e informações do databook que indicam que Hiruzen era também um ninja imensamente poderoso.

O Terceiro Hokage tinha domínio de todas as transformações básicas da natureza, conhecia todos os jutsus de Konoha (até jutsus que Orochimaru desconhecia), era extremamente versátil no campo de batalha, tinha enormes reservas de chakra e sua invocação era o poderoso Rei Macaco Enma, que podia virar um bastão tão resistente quanto adamantina, com o qual era possível lidar e restringir até mesmo Bestas com Cauda.

Hiruzen era considerado o mais poderoso dos Cinco Kage enquanto era vivo e suas capacidades de combate foram impressionantes até o último dia de sua vida, quando morreu ao enfrentar Orochimaru e os Edo Tensei de Hashirama e Tobirama Senju com já estando com uma idade avançada – mas não sem antes selar os Edo Tensei e os braços de Orochimaru.

Já o Terceiro Raikage é considerado como o mais poderoso Raikage de todos os tempos, com uma armadura de relâmpagos e atributos físicos tão poderosos que nem jutsus de liberação do vento causavam maiores problemas.

Sua velocidade era comparável com a do Quarto Raikage, considerado o ninjas mais rápido do mundo após a morte de Minato Namikaze, mas sua resistência física e força eram consideravelmente maiores.

O Terceiro Raikage enfrentou a Besta de Oito Caudas no mano-a-mano e a batalha terminou em um empate, com os dois desmaiando ao mesmo tempo.

Ele encontrou seu fim ao enfrentar uma força de 10000 ninjas adversários por 3 dias e 3 noites antes de sucumbir, sendo bem sucedido em segurar os inimigos tempo o suficiente para o restante de sua equipe escapar.

O resultado de uma batalha entre esses dois ninjas seria altamente imprevisível. O Raikage teria a vantagem física no confronto, com estamina e força maiores que as do Hokage, o que certamente o faria evitar confrontos de taijutsu.

Hiruzen conhece todos os jutsus de Konoha e, portanto, é extremamente versátil, mas nunca foi demonstrado com uma habilidade poderosa o suficiente capaz de penetrar na armadura de relâmpagos E na pele ultra resistente do Terceiro Raikage.

As técnicas de selamento poderiam ser úteis, mas seu uso é muito lento e isso significaria a morte contra um adversário tão poderoso.

A única forma que Hiruzen teria para vencer seria utilizar seus conhecimentos de genjutsu para imobilizar momentaneamente o adversário antes de usar algum poder de selamento avançado.

E vocês, quem vocês acham que se sairia vitorioso num confronto entre os Terceiros Hokage e Raikage?

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.