Por que Midoriya é bem mais do que um Naruto verde

Sendo considerado como um dos grandes shonens da nova geração, My Hero Academia tem se tornado cada vez mais popular, e com a estreia da quarta temporada do anime em outubro é provável que a franquia ganhe ainda mais fãs.

No entanto, uma piada comum dentro do fandom é que Midoriya seria na verdade um Naruto verde. Embora os dois protagonistas realmente compartilhem algumas similaridades, ambos são construídos de maneiras bem distintas, e hoje iremos abordar justamente essas diferenças.

Mas antes, vale esclarecer que essa não é uma comparação de quem é o melhor personagem, já que cada um serve para diferentes propósitos dentro das suas respectivas histórias.

Esse é um dos pontos fundamentais que diferencia a jornada dos dois personagens logo no seu começo. Enquanto Naruto já nasceu sendo a reencarnação de Ashura e recebendo o poder da Kyubi ainda quando era um bebê, Midoriya nunca teve nenhum poder e antes de ter recebido o One For All, ele teve que provar mentalmente e fisicamente que é merecedor deste poder. No entanto, a evolução dos dois possui bem mais similaridades, pois ambos ainda se esforçam até o máximo para aprimorar os seus poderes.

Estratégia

Essa também é outra deferência facilmente identificável, já que enquanto Midoriya é um garoto estudioso que registra em seus cadernos todas as características dos heróis e vilões, Naruto nunca foi muito bom disso e geralmente os seus planos eram sempre criados na hora. Mas vale lembrar também que agora que se tornou o Sétimo Hokage, Naruto está mais estratégico, e usando os seus poderes de forma bem menos deliberada.

Objetivos e Inspirações

Embora tenham algumas semelhanças, os objetivos de Naruto e Midoriya possuíam algumas diferenças bem importantes. Enquanto o nosso jovem Uzamaki queria se tornar um Hokage para ser respeitado em Konoha, já que todos o descriminavam por causa da Kyubi. Midoriya possui objetivos bem mais grandiosos, desejando não só se tornar o Herói Número 1 do mundo como também assumir o lugar de All Might como o Símbolo da Paz.

Mentores

Como todo bom shonen, os mentores são essenciais para o desenvolvimento dos protagonistas, e tanto Midoriya quanto Naruto tiveram professores bem peculiares. No caso de Kakashi e Jiraiya, eles acabaram ensinando para Naruto algumas técnicas de forma bem mais clara, como o Rasengan e a Técnica de Invocação, que foram utilizados pelo garoto durante toda a franquia. Enquanto isso, All Might e Aizawa passaram os seus ensinamentos de forma mais geral, deixando que o próprio Midoriya desenvolvesse as suas técnicas baseado nas suas habilidades e limitações, já que o seu corpo ainda não suporta todo o poder do One For All.

Primeiro ato heroico

Por fim, embora ambos possam ser considerados heróis, o primeiro ato verdadeiramente heroico de cada um deles ocorreu em momentos bem diferentes. A primeira situação de perigo a qual Naruto foi submetido ocorreu bem no começo da série durante o arco do País das Ondas, quando o Time 7 foi subitamente emboscado pelos Irmãos Demônios. Nessa situação, Naruto acabou ficando amedrontado ao enfrentar pela primeira vez uma batalha de verdade e não conseguiu agir. Após Sasuke o chamar de “gatinho medroso”, Naruto utilizou uma kunai para ferir a sua mão e jurar que nunca mais temeria nenhum inimigo, se manteve fiel a esse juramente durante toda a franquia.

Já no caso de Midoriya, antes mesmo de ter os seus poderes, ele não pensou duas vezes ao correr para salvar Bakugo enquanto o garoto estava sendo feito de refém pelo Sludge Villain. Esse corajoso ato de pensar no seu amigo antes mesmo da sua própria integridade foi um dos motivos que levou All Might a escolhê-lo como o seu sucessor. Posteriormente, quando já havia recebido o One For All, Midoriya fez a mesma coisa em uma das primeiras provas da U.A, quando pulou para derrotar um robô gigante e salvar Uraraka sem saber utilizar direito os seus poderes.

Tanto Naruto como My Hero Academia estão disponíveis na Crunchyroll.