On My Block: Nova aposta da Netflix é simples e promissora

Tratando de anseios e questionamentos da juventude, “On My Block” estreou na sexta-feira (16), na famosa plataforma de streaming.

A premissa da série inicialmente é simples: um grupo de quatro amigos prestes a sair do ensino fundamental com grandes expectativas e medos para o ensino médio, que prometem juntos enfrentar “a barra” que é crescer. Morando em um bairro violento, onde duas gangues se enfrentam, diversas culturas se misturam. Acompanhamos o crescimento dos personagens ao longo da série que nos envolvem em uma comédia deliciosa e revelando grandes dramas presentes no bairro.

A vida de cada um é mudada nas férias que antecedem a chegada das aulas. Monse, até então a única garota do grupo, vai para um acampamento de verão e ao chegar percebe o quanto é difícil para uma mulher crescer, principalmente com a atenção não desejada para o seu corpo. Ruby finalmente consegue o que tanto deseja: um quarto só para ele, uma vez que seu irmão foi para a faculdade. Jamal precisa enfrentar seus pais e a mentira que contou durante todo o verão: ele odeia futebol, porém para não decepcionar seu pai, um ex jogador, disse à família que era integrante do time da escola; enquanto Cesar é excluído do grupo após entrar para a gangue de seu irmão e insultar um dos seus amigos.

Com a chegada de Olivia, prima de Ruby, sua nova paixão, e a tentativa do grupo de salvar Cesar da vida do crime, os amigos enfrentarão desafios para continuar juntos, um mistério que assombra o bairro há muito tempo, o primeiro amor e todas as outras experiências que os jovens enfrentam.

A série consegue desenvolver muito bem os seus personagens e tramas, sem perdas ou enrolações. Com personalidades tão diferentes, os amigos precisam aprender a respeitar essas heterogeneidades, enquanto o público adentra na vida de cada um.

Cesar é um adolescente no qual toda família está envolta no mundo do crime, realidade essa que o mesmo quer mudar e tenta de diversas maneiras contornar as obrigações que seu irmão mais velho, Oscar ou Spooky, o líder da gangue de Santos lhe dá. Olivia e Monse, contrariando o desfecho que muitas séries dariam para o seu relacionamento, se tornam melhores amigas, deixando de lado qualquer desavença que possa ocorrer por conta de garotos, mudando esse clichê adotado pelas mídias de rivalidade feminina.

Com personagens carismáticos, bom humor, um plot twist de deixar qualquer um louco, descobertas e aventuras nessa fase tão conturbada, On My Block se mostra uma série promissora da Netflix, com muitos pontos ainda a explorar e desenvolver.

Etiquetas