Naruto – Tudo sobre as bestas com cauda (Bijuu)



Um dos conceitos mais interessantes de Naruto, Bestas com Cauda (Bijuu) são nove titânicas criaturas feitas de chakra criadas após o Sábio dos Seis Caminhos dividir o chakra da Besta de Dez Caudas.

É importante lembrar que, no começo de Naruto, o conceito de Besta com Cauda e seus jinchuuriki não existia. A Raposa de Nove Caudas, Kyuubi, era “apenas” um demônio de ódio e destruição aprisionada no jovem protagonista — o que já era uma referencia ao piloto da série.

Da mesma forma, Shukaku, quando apareceu pela primeira vez na série, não era classificado como Besta com Cauda como Kurama, o que explica algumas diferenças entre Gaara e os outros Jinchuuriki.

Em uma era muito anterior às vilas ninjas, o Sábio dos Seis Caminhos salvou o mundo ao derrotar a Besta de Dez Caudas e selar o chakra em seu corpo, se tornando o primeiro Jinchuuriki. Anos depois, inspirado pelo filho Ashura, o Sábio utilizou a Criação de Todas as Coisas para dividir o chakra da Dez-Caudas em nove criaturas vivas, as Bestas com Cauda.

O Sábio nomeou as nove (que se diferem pelo número de caudas pelas inspirações animais de suas formas corporais) e explicou que havia uma ligação entre elas, mesmo que elas estivessem distantes fisicamente.

As Bestas com Caudas foram criadas para separar o chakra da Besta de Dez Caudas e impedir sua ressureição, mas também para ajudar a humanidade. A humanidade, porém, viu o potencial bélico dessas criaturas e passou a caça-las para utilizar o vasto poder delas. Isso fez com que elas passassem a desgostar dos humanos e, em alguns casos, ativamente odiá-los, ironicamente se tornando nos “monstros” que os humanos temiam.

Eventualmente, Hashirama Senju, utilizando sem dom único do Estilo Madeira, conseguiu aprisionar várias das bijuu e as distribuiu com as Vilas Ocultas para criar um balanço de poder. A reunião dessas criaturas por Hashirama foi feita de maneira forçada e não cooperativa, já que exigia que as Bestas fossem aprisionadas contra a própria vontade em diferentes Jinchuuriki.

Após a Terceira Guerra Mundial Ninja, a Akatsuki, uma organização criminosa, passou a capturar os Jinchuuriki das vilas ocultas. O plano da Akatsuki era obter as Bestas com Cauda para aprisioná-las na Estátua Demoníaca do Caminho Exterior e ressuscitar a Besta de Dez Caudas e utilizá-la para controlar o planeta.

Apesar de serem consideradas bestiais e demoníacas, as atitudes negativas das Bestas com Cauda em relação a humanidade são resultado das próprias ações violentas dos humanos. As bijuu são criaturas racionais e capazes de se aliar com humanos para atingir um bem maior.

Cada uma das Bestas com Cauda possuem habilidades únicas, mas todas dividem algumas mesmas características:

Naruto pode ser conferido por completo na Cruchyroll.