Esta foi a razão pela qual Kaguya chorou quando ela viu Naruto e Sasuke no final de Naruto Shippuden

Kaguya é parte fundamental da mitologia de Naruto. Foi ela, uma Otsutsuki que consumiu o fruto da Árvore Divina, que criou o chakra e o passou para seus filhos Hagoromo e Hamura, cujos descendentes e aprendizes se tornaram futuramente os ninjas que vimos no anime.

A Otsutsuki, porém, não foi uma criatura benevolente após desenvolver o chakra. Seu objetivo de criar um exército para se defender dos outros Otsutsuki que eventualmente viriam a Terra envolvia o sacrifício humano – que eram presos a Árvore Divina, tinham sua energia vital absorvida e se tornavam Zetsus Brancos com o tempo.

Hagoromo e Hamura, sem compreender as razões de sua mãe e completamente contrários aos métodos de Kaguya, começaram um plano para interrompê-la. A Otsutsuki então passou a odiar seus filhos, por eles exercerem o controle do chakra que ela acreditava ser dela.

Kaguya se fundiu com a Árvore Divina e tomou a forma da Besta de Dez Caudas, a qual foi selada pelos seus descendentes. O chakra foi removido do corpo e virou as Nove Bestas com Cauda e a casca vazia, que viria a ser chamada de Estátua Demoníaca, foi aprisionada em uma quantidade tão grande de terra que se tornou a própria Lua.

Antes do selamento terminar, um ser criado inteiramente da vontade maligna de Kaguya nasceu. Era Zetsu Negro, uma criatura que passaria a manipular eventos da história ninja por eras até conseguir ressuscitar a Deusa Coelho.

Mais de mil anos após o selamento de Kaguya, essa criatura conseguiu seu objetivo ao manipular as ações de Madara Uchiha, que reuniu as Bestas com Cauda na Estátua Demoníaca e foi corrompido pelo próprio Zetsu Negro em ordem de ressuscitar a Otsutsuki.

A ressuscitada Deusa Coelho, ainda em seu objetivo de absorver todo o chakra do mundo, tinha agora Naruto e Sasuke pela frente, como os dois últimos empecilhos para a conclusão de seus planos.

Mas ver os dois jovens ninjas utilizando imensas habilidades de controle de chakra para selá-la, contando com chakra do próprio Hagoromo, fez Kaguya se lembrar de seus dois filhos.

Por mais que ela odiasse a ideia de seus filhos utilizarem o chakra, por mais que ela tivesse se tornado uma déspota incontrolável… Ela ainda era uma mãe que amava seus filhos e sentia em seu coração a dor de enfrentá-los.

E após ficar selada por milênios, ver esses jovens, que são seus descendentes diretos (Uchiha e Uzumaki, assim como Senju, Hyuuga e Kaguya são clãs de ascendencia Otsutsuki), o amor foi maior que o ódio por alguns meros instantes.

Então Kaguya, a Deusa Coelho, a Progenitora do Chakra, a Princesa Otsutsuki… chorou.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchuyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.