Esta é a razão pela qual “Tobi” não contou para o resto da Akatsuki que era o real líder da organização em Naruto Shippuden

Obito Uchiha se disfarçou diversas vezes para enganar as pessoas a realizarem suas vontades para tocar os planos de Madara. Primeiro ele posou como o próprio Madara para gerar a Akatsuki vilanesca ao influenciar Nagato após a morte de Yahiko e depois ele se disfarçou de Tobi para se passar como um membro comum da organização.

Apenas Kisame e Nagato sabiam que Obito “era” Madara e o real líder da organização e os motivos, na verdade, são muitos.

Nagato, com o Rinnegan, comandava um respeito enorme dos membros da organização e também de qualquer ameaça, devido ao legendário poder desse dojutsu. Muito mais do que Obito poderia passar com seu Sharingan.

Com o disfarce de Tobi, Obito poderia operar nas sombras até mesmo da própria organização, além do fato dele ter outras obrigações por fora que seriam difíceis de justificar para os membros, além de poder manter seus poderes especiais ainda mais ocultos.

Dessa forma, se algum membro menos poderoso da Akatsuki fosse capturado por alguma Vila, ele não poderia entregar as reais intenções do líder e nem a notícia de que “Madara” estaria vivo e se organizando contra o mundo ninja.

Por fim, Itachi talvez não aceitaria entrar para um grupo onde Obito/Tobi/Madara fosse o líder, uma vez que ele se conheciam devido ao evento do extermínio Uchiha.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchuyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.