Entenda porque somente Kakashi é capaz de copiar jutsus com o sharingan em Naruto Shippuden

Naruto Shippuden é um mangá que possui poderes e técnicas incríveis, e é impressionante como Masashi Kishimoto conseguiu balancear quase todas elas ao mesmo tempo em que conduzia a história.

Porém, as vezes o autor acabava se empolgando na hora de criar novas técnicas, e precisava enfraquecê-las para não tornar o Universo da obra muito bagunçado. Hoje, falaremos de uma destas técnicas: a habilidade de Kakashi de copiar Jutsus com o Sharingan.

Atenção: falaremos sobre spoilers de Naruto e Naruto Shippuden abaixo. Você foi avisado!

No início de Naruto Shippuden, Kakashi demonstra ser capaz de copiar os jutus de outros ninjas só de observá-los com o seu Sharingan, mas esta habilidade acaba sendo deixada de lado em sagas futuras. Enquanto Kakashi parou de copiar jutsus conforme Naruto foi avançando, outros Uchihas/personagens com o Sharingan nunca demonstraram interesse em copiar algum jutsu de seus adversários.

O motivo por trás disto é bastante simples: Masashi Kishimoto decidiu remover esta técnica de sua obra.

Em uma entrevista dada pelo autor logo após finalizar o mangá de Naruto, Kishimoto admitiu que precisou “nerfar” o Sharingan pois não havia pensado direito no quão quebrado a habilidade de copiar jutsus realmente era. Não só Kakashi teria uma grande vantagem em todas as batalhas que participasse, como Sasuke também teria.

Ao perceber isto, o autor foi lentamente diminuindo o poder do Sharingan para que os fãs não notassem uma mudança imediata na técnica. No fim, Kakashi deixa de copiar os jutsus de outras pessoas e passa apenas a identificá-los com o Sharingan, e é por este motivo que nenhum outro personagem que possui o Sharingan copia jutsus em Naruto Shippuden.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchuyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.