Entenda porque Obito não tinha acesso ao Susano’o mesmo tendo o Mangekyou Sharingan em Naruto Shippuden

A evolução do Sharingan, o Mangekyou Sharingan, é uma conquista trágica para qualquer shinobi que a obtenha. Isso porque é necessário que o portador do Sharingan sofra uma terrível perda de amor estando próximo da vítima, de maneira que o sofrimento causa uma alteração no chakra dos olhos e cause a evolução do dojutsu.

Porém essa evolução vem com incríveis habilidades. Além de uma visão ainda mais acurada que a do Sharingan comum, que dá ao usuário do MS uma capacidade precognitiva quase sobrenatural, o usuário desperta novas capacidades físicas e novos poderes.

Em conjunto com uma imunidade ainda maior aos genjutsus comuns, o usuário do MS desperta um poder único e exclusivo em cada um dos olhos. Para Itachi, seus poderes são a invocação do fogo negro do Amaterasu e o genjutsu de distorção temporal Tsukuyomi.

Para Sasuke, seus poderes são a invocação e controle do Amaterasu com o Kagutsuchi.

Porém, todos os que despertam o MS também ganham um poder compartilhado: uma armadura gigantesca de chakra, uma defesa quase impenetrável chamada Susano’o.

Esse megazord ninja é uma incrível demonstrações dos poderes daqueles que despertam o Mangekyou Sharingan e treinam seus poderes, de forma que o Susano’o começa a adquirir novas propriedades, como armaduras e armas especiais.

Mas Obito Uchiha não despertou seu Susano’o, ou pelo menos nunca foi demonstrado na série – pelo menos até a batalha final contra Kaguya.

Isso por um motivo simples: enquanto a maioria dos poderes do Mangekyou Sharingan exigem um ou outro olho para executá-las, o Susano’o é a combinação dos poderes dos dois olhos com o dojutsu.

Com Obito deu um de seus olhos para Kakashi, ele literalmente não tinha como executar o Susano’o. E o mesmo vale para Kakashi, que só tinha um dos olhos com o MS.

Tanto que na primeira vez que os dois olhos com MS de Obito foram reunidos – no corpo de Kakashi após a morte do Uchiha durante a batalha contra Kaguya – o sensei do Time 7 foi instantaneamente capaz de invocar um Susano’o Perfeito.

Esse Susano’o, apesar de ter características de seu invocador, era o Susano’o de Obito – uma vez que era o chakra espiritual de seus olhos em Kakashi que causaram os poderes.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.