Entenda porque a morte de Tobirama Senju é um dos maiores furos do roteiro de Naruto Shippuden

O problema de se criar personagens poderosos do passado em uma obra é justificar suas eventuais mortes. Entendemos que Hiruzen Sarutobi, o Terceiro Hokage, tenha morrido nas mãos de Orochimaru, uma vez que ele estava já muito velho e lutou contra os Edo Tensei de Hashirama e Tobirama no mesmo combate.

Mas é impossível entender a morte dos irmãos Senju, os dois primeiros Hokage. Principalmente a de Tobirama. É contado que ele agiu como distração contra a Divisão Kinkaku, enquanto seu esquadrão fugia de volta para Konoha.

Essa divisão era composta de 18 ninjas de elite e mais os irmãos Kinkaku e Ginkaku, que possuíam chakra da Raposa de Nove Caudas – que ganharam ao consumir partes da Besta após terem sido engolidos e regurgitados – e algumas das Ferramentas Divinas do Sábio dos Seis Caminhos.

O problema é que Tobirama foi o criador de técnicas de subterfúgio como os Clones das Sombras e a técnica de teletransporte do Deus Voador do Trovão.

Tobirama foi um dos mais poderosos Kage de todos os tempos. Inventor e exímio utilizador de técnicas de alto nível, com uma inteligência que somente foi rivalizada por Minato Namikaze, era o ninja mais veloz de sua era e ainda por cima foi um dos – talvez O – melhores ninjas do Estilo Água da história.

Só o fato dele poder se teletransportar com o Deus Voador do Trovão já dificulta muito ele ter sido assassinado no campo de batalha, uma vez que ele ainda estava em excelente forma física, talvez no auge de seus poderes.

Mesmo os irmãos Kinkaku e Ginkaku foram posteriormente derrotados por uma força ninja que jamais colocaríamos no mesmo nível de Tobirama – e isso com os poderes absurdos do Edo Tensei.

A única morte mais inconsistente é a de Hashirama Senju, que sequer tem uma explicação oficial porque… Bem, porque é impossível que Hashirama tenha morrido em combate, uma vez que o único ninja que fazia frente a ele (Madara Uchiha) foi morto pelo próprio Hashirama.

Infelizmente Masashi Kishimoto, autor de Naruto, não conseguiu pensar em um jeito satisfatório de explicar como ninjas tão poderosos morreram e esse é um dos furos mais claros de toda a obra.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.