Entenda a diferença entre Super Saiyajin Blue e Super Saiyajin Rosé em Dragon Ball Super

A primeira vez que vimos um Super Saiyajin em ação foi quando Goku acessou toda sua fúria Saiyajin para lutar contra o assassino de seu melhor amigo e vilão em geral, Freeza. Os olhos e cabelos escuros, tradicionais dos Saiyajins, se transformaram em olhos verde-esmeralda e cabelos dourados brilhantes, arrepiados pelo incrível poder que demonstravam.

Mal sabíamos que a tendência de mudar como os pelos e olhos funcionam nessas transformações iam pegar mesmo e veríamos transformações como SSJ2, que utiliza ainda mais gel pra deixar o cabelo mais arrepiado, ou SSJ3, onde o cabelo do Saiyajin aumenta consideravelmente de tamanho e ele perde as sobrancelhas pois… Bem… Enfim.

Mas ninguém esperava o festival de cabelos coloridos que seria Dragon Ball Super. Primeiro tivemos Goku atingindo a forma de Super Saiyajin Deus, com cabelos vermelhos. Depois tivemos essa forma atingindo a forma Blue, com cabelos azuis.

E ainda apareceu o vilão Goku Black, com seus cabelos rosa – e nem vou falar das várias tonalidades diferentes do Instinto Superior.

E enquanto os níveis clássicos de SSJ eram razoavelmente fáceis de entender em níveis de poder(SSJ<SSJ2<SSJ3), as colorações ficaram um pouco complicadas de se entender em Super.

Qual é a grande diferença entre SSJ Rosé e Blue, por exemplo?

A transformação em Super Saiyajin Blue acontece quando um Saiyajin Deus atinge a forma Super Saiyajin. Ou seja, um mortal da raça guerreira acessando o ki divino e utilizando com a técnica de transformação em SSJ.

Já o Super Saiyajin Rosé… Depende. Pois o pessoal não ficou feliz em apenas criar novas transformações, eles deram justificativas diferentes no mangá e no anime.

No mangá, essa transformação é basicamente a mesma coisa que SSJ Blue, só que com um ser divino executando-a. Goku Black era, na verdade, Zamasu de uma dimensão alternativa habitando o corpo de Goku e essa diferença fez com que a cor da vez fosse rosa.

Já no anime, essa é simplesmente a versão Super Saiyajin de Goku Black Por qualquer motivo que seja, quando Black atinge essa transformação, seus cabelos ficam rosa ao invés de amarelo.

A unica semelhança entre as transformações e que a diferença entre SSJBlue e SSJRosé no mangá e SSJBlue e SSJ1 no anime é que o ki de Black é naturalmente divino, enquanto Goku e Vegeta tem apenas um “acesso” a esse ki especial.

A vantagem de Black é que, como ele esta acostumado com esse ki, ele pode acessar a transformação sem sofrer a penalidade de controle, não tendo nenhum problema com sua estâmina ao atingir o SSJRosé, enquanto Goku e Vegeta gastam energia para ativar e manter o SSJBlue.

Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.

Atualmente, a história continua no mangá, além do filme Dragon Ball Super: Broly lançado no começo do ano e também de um novo filme que está em estágio inicial de produção pela Toei.

Nesta nova fase, Goku e Vegeta estão enfrentando um inimigo milenar e poderosíssimo: Moro, o consumidor de planetas, uma ameaça que pode muito bem acabar com o Universo 7 num piscar de olhos.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.