Afinal, por que Sasuke ficou muito mais forte que Naruto durante o timeskip de Naruto Shippuden?

Naruto Clássico terminou com Sasuke fugindo com as forças de Orochimaru para treinar com o Sannin das Cobras, enquanto Naruto foi treinar com Jiraiya para também aumentar seus poderes.

O primeiro reencontro dos dois em Naruto Shippuden teve uma incrível demonstração de Sasuke, que havia se tornado muito mais poderoso que Naruto durante o mesmo tempo de treinamento. Naruto havia ficado mais forte, claro, mas a evolução de Sasuke deixou o Uchiha em uma posição muito superior a de seu amigo e rival.

E podemos quebrar a razão dessa evolução muito maior de Sasuke em três partes.

1 – Naruto tinha muito trabalho de base para fazer

O protagonista da série nunca foi o mais brilhante ninja e nem o mais apto ao aprendizado formal do mundo ninja – muito por causa da forma em que ele cresceu, sendo abandonado e julgado pelo restante da sociedade – e isso fez com que ele precisasse de muitos treinamentos básicos para fazer, mesmo sendo um poderoso genin.

Treinamento contra genjutsu, controle básico de chakra, etc. Enquanto isso, Sasuke, um gênio, recebia treinamento especializado de outro gênio, Orochimaru, o que permitiu que ele evoluísse suas habilidades, enquanto Naruto estava fazendo um supletivo.

2 – Falta de cooperação de Kurama

A Raposa de Nove Caudas selada dentro de Naruto podia ser uma fonte de poder, mas também causava diversas inconveniências para o futuro Sétimo Hokage, disruptando seu controle de chakra e causando interferências emocionais que dificultavam seu aprendizado de tarefas ninjas básicas.

O trabalho de fazer Naruto um bom Jinchuuriki foi demais para os pouco mais de dois anos e meio de treinamento com Jiraiya, o que impediu um maior crescimento do protagonista.

3 – Sasuke tem o Sharingan

Uma das habilidades do Sharingan é dar ao usuário uma percepção maior de tudo, incluindo de aprendizado de novas técnicas. Isso fazia com que Sasuke, que já era um gênio, pudesse aprender mais fácil e rapidamente todas as formas de artes ninja, o que aumentou demais suas habilidades nesse curto período de tempo.

E mesmo assim, após Naruto aprender a utilizar o Modo Sábio ele facilmente encostou no nível de Sasuke, que viria a ser enfraquecido após perder a Marca da Maldição.

Caso o treinamento de Naruto fosse melhor sucedido, o protagonista poderia ter terminado o timeskip com o Modo de Chakra de Kurama, que o colocaria em nível ainda maior que o de Sasuke no começo de Shippuden.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.