Afinal, o quão poderoso era Hiruzen Sarutobi em seu auge em Naruto Shippuden?

Embora Hiruzen Sarutobi seja considerado um dos mais poderosos ninjas da franquia Naruto, quando começamos a acompanhar a história do anime ele já estava com uma idade bastante avançada, e por isso nunca chegamos a ver o verdadeiro poder do Terceiro Hokage.

No entanto, como a obra de Masashi Kishimoto acaba desenvolvendo bastante sobre o passado do seu universo, é possível ter uma vaga noção de como era Hiruzen Sarutobi no seu auge.

Além de dominar todas as cinco transformações da natureza, Hiruzen ainda conhecia uma ampla variedade de Genjutsu, Fuinjutsu e Ninjutsu, tendo supostamente aprendido todas as técnicas de Konoha.

Como se não bastasse, o fato de ser Sarutobi concedia a Hiruzen reservas de chakra imensas e um domínio da Liberação de Fogo comparado apenas com os Uchiha. A sua invocação do Rei Macaco Enma também o tornava um mestre do combate corpo-a-corpo, principalmente utilizando o seu bastão.

Talvez todas as suas proezas possam ser resumidas no fato de Hiruzen Sarutobi ter sido um dos três únicos ninjas apelidados de Deus dos Shinobi, com os outros dois sendo Hashirama Senju, o Primeiro Hokage, e Hagoromo Otsutsuki, o Sábio dos Seis Caminhos.

Como Terceiro Hokage Hiruzen também foi um bom líder, conseguindo manter a paz na vila e transmitir para as gerações futuras o verdadeiro significado da Vontade do Fogo. Talvez a sua única falha tenha sido confiar de mais em Danzo, o que acabou resultando no Massacre Uchiha.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchuyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.