10 filmes com a temática não-monogamia que você precisa assistir!

O Cena Um preparou uma lista para que o alcance sobre esses modelos fora dos padrões vá um pouco além da teoria

Vivemos em uma sociedade cada vez mais contemporânea e moderna. Todos os dias recebemos notícias que nos informam, a cada segundo, sobre o que ocorre no mundo. Acontece que as formas não-monogâmicas de relacionamento parecem ainda viverem no imaginário brasileiro, sendo vistas como relações oriundas deste século – o que não é verdade –, e acabam sendo vistas como verdadeiro sinônimo de “vagabundagem”, “safadeza”, “traição gourmet” entre outros adjetivos. Porém, elas existem desde os tempos bíblicos mas foram deslegitimadas no decorrer do desenvolvimento das civilizações.

Pouco se sabe do muito que se é dito sobre essas expressões amorosas não-tradicionais. Apesar de ser um tema recorrente, vez ou outra ele é abordado numa mesa de bar, numa conversa informal entre amigos ou mesmo em “debates” calorosos nas redes sociais, tais como o Facebook. Um homem e uma mulher que se casam para constituir uma família com filhos parece ser um modelo que já não comporta a multiplicidade de sentimentos, sensações e desejos que fazem com que, hoje em dia, as pessoas fiquem juntas. Confira abaixo:

The Dreamers

Em 1968, um estudante americano entra para o mundo dos irmãos parisienses Theo e Isabelle. Os três compartilham o amor pelo cinema, mas logo a relação se transforma em uma complicação sexual. A história usa extratos de filmes clássicos e a realidade do trio é afetada pela tensão crescente da época. Assista ao trailer.

Nachthelle

Um drama com um toque sobrenatural, o filme acompanha dois casais que concordaram em passar um final de semana no pequeno vilarejo em que cresceram juntos. O local parece uma cidade fantasma e as lembranças do passado não são completamente positivas. Surge então uma tensão sexual que desperta o pior de cada um, gerando revelações que causam instabilidade no quarteto. Assista ao trailer.

Threesome

Eddy (Josh Charles) e Stuart (Stephen Baldwin) estão muito curiosos a respeito de sua nova colega de quarto. Quando a confusa aspirante a atriz Alex (Lara Flynn Boyle) entra em suas vidas, a situação se torna tensa e preocupante. Mas quando Alex se apaixona por Eddy e Stuart se apaixona por Alex, isto faz com que Eddy assuma seus próprios desejos ocultos! À moda liberal, eles exploram a complexidade da amizade, relacionamentos e sexualidade, depois se tornam mais do que apenas colegas de quarto e muito mais do que simples amigos. Assista ao trailer.

Drei

É sobre a história do casal de meia-idade, Simon (Sebastian Schipper) e Hanna (Sophie Rois), que vive em Berlim e, simultaneamente, se apaixona e se envolve com o mesmo homem (Devid Striesow). No entanto, quando Hanna fica grávida, surge a pergunta que irá mudar o relacionamento de todos: “quem é o pai?”. Para sentir o gosto desse romance, assista ao trailer.

Eu Te Amo, Renato

Primeiro longa metragem brasileiro para ser assistido na internet. Este é um filme sobre a liberdade e o amor na perdida década de 90. A história se passa no interior do estado do Rio, na histórica cidade de Valença. Beto, Adriana e André embarcam em uma jornada de descoberta, música e desejo. Até que suas vidas e de toda uma geração é mudada para sempre! Veja o trailer.

Amores Livres

Série documental dirigida por João Jardim que retrata os diferentes tipos de relacionamento que vão além do padrão “amor romântico”. Dessa forma, através de depoimentos de pensadores sobre o tema e de pessoas que formam diversos tipos de configurações amorosas, descobriremos que qualquer forma de amor vale a pena seja ela expressada através do poliamor, dos relacionamentos livres, das poligamias, das relações sem vínculo (ficar, sexo casual, amizade colorida), relacionamentos virtuais, ménage à trois, relacionamentos à distancia, sexo grupal, abstinência e até a opção pela monogamia.

Les Amours Imaginaires

O canadense Xavier Dolan está dirigindo a obra, estreou no Brasil em novembro de 2011. Conta a história de Francis e Marie, amigos inseparáveis. No entanto, suas vidas mudam quando conhecem Nicolas, um charmoso rapaz do interior que acaba de se mudar para Montreal. À medida que atravessam as típicas fases da paixão, embarcam numa verdadeira disputa pela atenção do rapaz, comprometendo sua antiga amizade. Assista ao trailer.

Vicky Cristina Barcelona

As irmãs americanas Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson) fazem uma viagem de três meses à Barcelona, na Espanha, onde conhecem Juan Antonio (Javier Bardem), ex-marido da pintora Maria Elena (Penelope Cruz), uma mulher que levas as emoções ao extremo. Ao abordar as irmãs e se apresentar, Juan Antonia convida as duas para passar um final de semana em Oviedo, deixando claro suas intenções, que, mais tarde irão gerar uma relação bem diferente das usuais. Veja o trailer.

Contracorriente

Miguel (Cristian Mercado) é um pescador respeitado na vila onde mora e trabalha. Casado com Mariela (Tatiana Astengo), está prestes a ganhar o primeiro filho, mas ele vive um romance com Santiago (Manolo Cardona), artista chamado pelos moradores de Príncipe Encantado. O tempo passa, a hora da verdade está chegando e Mariela começa a questionar Miguel, que precisará decidir sobre sua sexualidade. O filme teve estreia mundial em 2011, mas apesar do muito tempo já lançado, é pouco conhecido no Brasil. Roteiro e direção ficam a cargo de Javier Fuentes-León. Assista ao trailer.

Drama

É um filme brasileiro de 2010. Influenciados por um professor e pelo método do teórico francês Antonin Artaud, três estudantes de teatro começam a buscar situações e emoções reais e trazê-las para o palco. A obsessão por se tornarem atores melhores os leva a conhecer seus lados mais obscuros, ultrapassando limites que eles e seus professores não poderiam prever. Assista ao trailer. Etiquetas