Afinal, quais são as fraquezas e como escapar de um Genjutsu em Naruto Shippuden?

No universo da franquia Naruto, o Genjutsu é basicamente o conjunto de técnica ninjas com propriedades ilusórias, que se focam em atacar a mente do adversário ao invés do seu corpo. Embora não sejam utilizadas com tanta frequência como o taijutsu e ninjutsu, existem alguns ninjas que provaram ser verdadeiros mestres na arte da ilusão, criando técnicas letais que já derrotam alguns dos personagens mais poderosos do anime.

Diferente das habilidades “normais”, combater um Genjutsu não é tão simplesmente quanto parece, e hoje iremos abordar as principais fraquezas e formas de se escapar dessas técnicas ilusórias apresentadas na franquia de Masashi Kishimoto.

Primeiramente, como o Genjutsu é uma extensão do chakra do usuário que atinge o sistema nervoso do seu alvo, a forma mais básica de escapar de uma dessas técnicas é interromper o seu próprio fluxo de chakra utilizando a habilidade conhecida como Dissipação de Genjutsu. Dessa forma, ao parar totalmente a circulação de chakra por um breve período de tempo, o usuário perderá o controle e consequentemente a ilusão será quebrada.

Caso você não consiga fazer isso por conta própria, é possível que pessoas externas ajudem a dissipar o Genjutsu. No caso dos jinchuriku, as Bestas com Caudas também podem fazer a mesma coisa para ajudar os seus hospedeiros. Outra forma um pouco incomum de quebrar um genjutsu é através de uma dor extrema, que basicamente fará o usuário da técnica perder o controle sob o sistema nervoso do seu alvo.

Já se o objetivo for evitar o genjutsu, a principal regra é não fazer contato visual direto com o seu adversário, já que a maioria das técnicas ilusórias também são técnicas oculares, salvo algumas exceções. Para suprimir o contato visual é possível tanto lutar olhando apenas para a sombra do seu oponente, como utilizar jutsus que limite a visão geral do campo de batalha, como é o caso da Técnica de Ocultação na Névoa.

Por vim, fale lembrar também que existe uma pequena hierarquia dos genjutsus oculares, por exemplo, um genjutsu do Sharingan não será efetivo contra o Rinnegan. No entanto, nenhum desses dois olhos garante imunidade contra genjutsus audíveis.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchuyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.